Imprensa
Tribunal participa da primeira reunião como membro do Conselho de Auditores da ONU
Nesta terça-feira (23/7), o Tribunal de Contas da União (TCU) participa da 78ª Sessão Regular do Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque. O encontro marca a transferência da vaga do Chile para o Brasil e inaugura o mandato de seis anos do TCU no conselho. O presidente do Tribunal, ministro Bruno Dantas, o decano da Corte de Contas, ministro Walton Alencar Rodrigues, e dirigentes da Casa estarão presentes na reunião, que termina na quarta-feira (24/7).
O Board of Auditors, como é conhecido em inglês, realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz. As fiscalizações podem resultar em recomendações relacionadas à eficiência de procedimentos financeiros, do sistema contábil, dos controles internos financeiros e da gestão da ONU.
Também nesta semana começa a primeira missão internacional do Tribunal como membro do Conselho de Auditores da ONU. Entre 24 de julho e 7 de agosto, uma equipe do TCU vai a Pristina, capital do Kosovo, para verificar a atuação da missão de paz das Nações Unidas.
Jornada
A jornada do Brasil pela vaga no Conselho de Auditores da ONU começou oficialmente em agosto de 2022, quando o ministro Bruno Dantas, à época no exercício da Presidência do TCU, entregou ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) a manifestação formal de interesse na candidatura do Tribunal ao Conselho de Auditores das Nações Unidas.
Em 2023, servidores do TCU participaram de programas de intercâmbio e reuniões técnicas no Chile e na França. Em novembro, o Brasil foi eleito para o Conselho de Auditores da ONU. O TCU foi então convidado a participar, como observador, do Painel de Auditores Externos das Nações Unidas.
Este ano, o Tribunal definiu a equipe que vai atuar no Conselho de Auditores na ONU e criou Secretaria de Controle Externo da Organização das Nações Unidas (SecexONU), a unidade especializada do TCU dedicada para a missão. A área reúne cerca de 70 auditores do TCU, da Controladoria-Geral da União (CGU) e de tribunais de contas dos estados, Distrito Federal e municípios (TCE). A equipe também conta com três representantes em Nova Iorque, para a interlocução direta com a ONU.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – AW/va
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br