Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Webinário vai debater direitos da população quilombola

Encontro dá sequência à série de webinários de iniciativa do TCU sobre políticas de equidade e direitos humanos. Realização será no dia 21 de maio, das 14h30 às 16h30
Por Secom TCU
13/05/2024

Categorias

  • Direitos da Cidadania

Politicas publicas_v3_Inscricao_ISC_1920x1080px.png

No dia 21 de maio, das 14h30 às 16h30, o Tribunal de Contas da União (TCU) promoverá o webinário Políticas Públicas para Efetivação dos Direitos da População Quilombola. O encontro dá continuidade à série de webinários sobre políticas públicas relacionadas à equidade e aos direitos humanos, iniciada pelo TCU em 2023. Este será o quarto webinário realizado em 2024.

O objetivo é coletar informações sobre políticas públicas direcionadas à População Quilombola, identificando responsabilidades e desafios institucionais na promoção, proteção e defesa dos direitos desse grupo populacional, a partir de diferentes perspectivas. A finalidade com esta ação é construir conhecimento sobre o tema e direcionar ações do Tribunal no exercício do controle externo.

O assunto será apresentado em três painéis: o primeiro abordará o tema “Educação escolar quilombola: avanços e desafios”; o segundo, “Comunidades quilombolas: os desafios de acessos aos direitos à regularização fundiária, à educação diferenciada, à saúde e à cultura, entre outros”; e o terceiro será sobre “Territórios quilombolas: contexto histórico e atual e políticas públicas essenciais”.

Esses temas serão abordados por agentes públicos, membros de entidades de participação cidadã que atuam na defesa dos direitos dessa população, especialistas e pesquisadores na área.

O evento será transmito ao vivo pelo canal do TCU no YouTube. Durante o webinário, os participantes poderão fazer comentários e enviar perguntas por meio do chat do canal. As inscrições estão abertas no site do Instituto Serzedello Corrêa (ISC).

O encontro é promovido pela Unidade de Auditoria Especializada em Educação, Cultura, Esporte e Direitos Humanos do TCU, que integra a Secretaria de Controle Externo de Desenvolvimento Sustentável.

Histórico

Entre os meses de julho de 2023 e abril de 2024, o TCU realizou oito ciclos de debates sobre políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência, mulheres, refugiados, pessoas negras, LGBTQIAPN+, pessoas idosas, população em situação de rua, crianças e adolescentes.

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – SDS/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300