Pular para o conteúdo principal

Notícias

Exposição Cenas Brasileiras atinge 10 mil visitantes

Sucesso de visitação, mostra foi prorrogada até dia 5 de outubro e conta com 55 obras de artistas renomados, como Candido Portinari e Tarsila do Amaral

Por Secom

Devido ao grande sucesso, a exposição "Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva", realizada pelo Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (CCTCU), é prorrogada para até o dia 5 de outubro. A exposição chega à marca de 10 mil visitantes, sendo a segunda maior já realizada no CCTCU, ficando atrás apenas da exposição "Leonardo da Vinci: a natureza da invenção", realizada em 2015.

A exposição, que integra as comemorações dos 135 anos do TCU, apresenta 55 obras de 14 artistas modernistas, entre eles Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Cícero Dias e Salvador Dalí. Várias dessas obras são exibidas ao público pela primeira vez depois de anos guardadas no acervo do Museu de Valores do Banco Central, incluindo seis telas de grandes dimensões de Portinari.

Instalada na Galeria Marcantonio Vilaça, a mostra abre todos os dias, das 9h às 18h, com entrada gratuita e classificação livre. A iniciativa conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e apoio do Sindicato dos Servidores do Legislativo e Tribunal de Contas da União (Sindilegis) e do Projeto Portinari.

A exposição

A exposição propõe uma leitura crítica de diferentes vertentes do modernismo brasileiro com curadoria centrada na produção de Portinari, que estrutura a narrativa visual da mostra.

As obras estão organizadas em quatro núcleos temáticos - Paisagem, Urbano, Corpo e Modernismos ¿, que exploram a diversidade de olhares sobre o Brasil moderno, relacionando influências das vanguardas europeias às expressões culturais locais.

Um dos destaques é a instalação Carrossel Raisonné, do Projeto Portinari. Com mais de nove horas de projeção contínua, a peça audiovisual apresenta, em ordem cronológica, toda a produção conhecida do artista. Os direitos da obra foram cedidos ao TCU por João Candido Portinari, filho do pintor.

Serviço

  • Exposição Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva
  • Prorrogada até 5 de outubro de 2025
  • Centro Cultural TCU - Instituto Serzedello Corrêa (ISC) | Escola Superior do TCU Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Polo 8, Lote 3 - Brasília (DF)
  • Visitação: todos os dias, das 9h às 18h
  • Entrada franca | Classificação livre
Voltar ao topo