Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU recebe equipe econômica do Ministério da Fazenda

Nesta quarta-feira (11/9), representantes da pasta apresentaram ao Tribunal as ações do governo para cumprir a meta fiscal deste ano
Por Secom TCU
11/09/2024

Categorias

  • Órgãos da Presidência e Poderes
  • Economia
  • Administração

TCU_010_FIG _1_.jpg

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, o ministro Jhonatan de Jesus – relator das contas do Presidente da República para o exercício de 2024 –, e a equipe técnica do Tribunal receberam representantes do Ministério da Fazenda na tarde desta quarta-feira (11/9), em Brasília. Os ministros do TCU Antonio Anastasia, Jorge Oliveira e Augusto Nardes também participaram da reunião.

Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, apresentaram as medidas adotadas pelo governo para cumprir a meta do resultado primário de acordo com o arcabouço fiscal.

O presidente Bruno Dantas falou sobre a relevância da apresentação do planejamento do governo para o trabalho dos auditores do Tribunal.

TCU_005_FIG.jpg

“Reuniões como essa são muito valiosas para tirar dúvidas, esclarecer pontos, saber qual é o planejamento, até para levarmos aos nossos auditores essa percepção e clareza sobre qual é o mapa que o governo está pretendendo seguir”, avaliou Dantas.

Haddad ressaltou a importância da comunicação direta com o TCU e de apresentar o planejamento de final de ano relacionado às metas fiscais e as ações que estão sendo realizadas para seu cumprimento.

TCU_072_FIG.jpg

“Estamos tentando reconstruir as finanças do país, temos interesse em buscar equilíbrio fiscal porque acreditamos nessa agenda. O Brasil voltou a crescer 3% ao ano por causa dessa agenda”, afirmou Haddad. “O arcabouço é um patrimônio pelo qual temos que zelar e, evidentemente, aperfeiçoar no que for necessário”, defendeu o ministro.  

Também participaram da reunião pelo TCU o secretário-geral da Presidência, Frederico Carvalho Dias, o secretário-geral substituto de Controle Externo, Junnius Marques Arifa, o secretário de Controle Externo de Contas Públicas, Leonardo Albernaz, o auditor-chefe e o auditor-chefe adjunto da Unidade de Auditoria Especializada em Orçamento, Tributação e Gestão Fiscal (AudFiscal), Alessandro Caldeira e Rafael Gomes Lima.

TCU_013_FIG.jpg

___________________________________________

SERVIÇO

Secom – AW

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300