Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU vai fiscalizar processo de autorização para importação de energia

A importação de energia busca atender aos sistemas isolados, em especial ao estado de Roraima
Por Secom TCU
06/03/2024

Categorias

  • Administração

240x180px_Expresso TCU Portal Imprensa.png

O Plenário do TCU aprovou, nesta quarta-feira (6/3), fiscalização para avaliar o processo de autorização para importação de energia. O objetivo é atender aos sistemas isolados, em especial à carga de Roraima. A proposta foi apresentada pelo ministro Jhonatan de Jesus.

Boa Vista é a única capital brasileira não participante do Sistema Interligado Nacional (SIN) e só não tem tarifas de energia muito superiores às cobradas dos demais consumidores brasileiros devido à existência de subsídio chamado Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Esse subsídio é pago pelos consumidores de todo o País para custear a energia para os chamados sistemas isolados, que são plataformas de geração e transmissão de energia elétrica que não estão conectados ao SIN. Estima-se que as tarifas no estado de Roraima teriam sido cerca de 3,8 vezes maiores em 2023 sem o repasse da CCC.

Recentemente, o Poder Executivo autorizou a retomada da importação de energia da Venezuela direto para Roraima, de forma a ampliar a oferta de energia elétrica local e reduzir os custos suportados pela CCC. Essa autorização foi outorgada à empresa Âmbar Energia, que apresentou proposta comercial com valor quatro vezes acima do praticado pela Eletrobras até 2019, ano em que a importação foi interrompida.

Para o ministro Jhonatan de Jesus, é preciso assegurar transparência à negociação. “Em que pese haver a expectativa de redução dos custos da CCC com a retomada da importação de energia para atender àquele sistema isolado, a negociação carece, no mínimo, de transparência e requisitos de competitividade”, afirmou o ministro.

Confira a comunicação na íntegra 

_____________________________________________

SERVIÇO

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300