Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa

Conteúdo

Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu

Mestrado Profissional em Controle da Administração Pública

Conteúdo

Autorizado pela Portaria MEC nº 2.149 de 26 de dezembro de 2023, o curso tem por objetivo geral desenvolver competências técnicas em servidores públicos de modo a promover a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública, bem como maximizar os resultados institucionais e contribuir para a melhoria da Administração Pública por meio de ações de fiscalização e controle.

A área de concentração do curso é o Controle Governamental, que estuda e avalia a Administração Pública com vistas a assegurar que os interesses públicos sejam servidos de maneira adequada e que recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente, transparente e ética. Inserem-se nesta área de investigação científica os fundamentos e os instrumentos de controle, bem como as tecnologias inovadoras que permitam acompanhar e induzir o aperfeiçoamento da Administração Pública. 

São duas as linhas de atuação em atividade dentro do curso: 

  • Linha 1 – Fundamentos e Instrumentos do Controle Governamental: busca investigar e compreender os fundamentos do controle governamental e as questões teóricas e práticas decorrentes de sua atuação na Administração Pública, sob a perspectiva dos diversos atores envolvidos, tais como controladorias, tribunais de contas, Poder Legislativo e agências reguladoras.
  • Linha 2 – Tecnologias para a Inovação do Controle Governamental: busca identificar, avaliar, propor e aplicar teorias, metodologias e ferramentas tecnológicas com a finalidade de potencializar e aprimorar a atividade de controle governamental, por meio da disseminação de conhecimentos e produção de inovações diretamente aplicáveis aos problemas e desafios enfrentados no âmbito da Administração Pública.  

O curso tem duração de 24 meses e carga mínima de 32 créditos, totalizando 480 horas, assim distribuídas: 24 créditos de disciplinas (360 horas) e 8 créditos de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (120h). Há ainda a previsão de até 8 créditos (120h) de Atividades Complementares.

Estrutura Curricular

Processo seletivo - Edital de abertura 1ª turma

Inscrição no Processo Seletivo - vagas destinadas à ampla concorrência

Inscrição no Processo Seletivo - sistema de cotas (candidatos negros)

Inscrição no Processo Seletivo - sistema de cotas (candidatos indígenas)

Inscrição no Processo Seletivo - sistema de cotas (candidatos quilombolas)

Inscrição no Processo Seletivo - sistema de cotas (pessoas com deficiência)

 

 

Conteúdo

Turma 2024

banner Principal_914_x_500_px.png

 

Início Previsto: Setembro de 2024

 

Número de vagas: 15

 

Modalidade: Presencial

 

Carga-horária: 360 horas-aula para disciplinas e 120 horas-aula para TCC

 

Instituição promotora: ISC

 

           Público-alvo: 

O curso destina-se a portadores de diploma de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, que atuam em órgão ou entidade da Administração Pública Direta ou Indireta de qualquer um dos três entes federativos.

Formulários do Processo Seletivo: Link pasta.zip