Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Tratamento igual na educação acesso a professoras e professores com formação adequada nas redes municipais do Estado do Rio de Janeiro

tcc-ana_maria_furbino_bretas_barros.png

Trabalhos acadêmicos

Autor:
Barros, Ana Maria
Data:
03/05/22
Áreas temáticas:
Social Incentivos e Fomentos Educação
Palavras-chave:
Educação básica Apreciação Acesso à educação Curso de formação de professores
Clientela:
TCU INEP
Unidades técnicas:
ISC

O presente trabalho consistiu em uma breve análise sobre a igualdade de acesso a professoras e professores nas redes municipais do Estado do Rio de Janeiro, com exceção da capital. Uma das dimensões da igualdade na educação básica é a igualdade de tratamento. Essa envolve vários aspectos, sendo um deles objeto do estudo: professoras e professores com formação adequada. No Brasil, a formação adequada corresponde à formação em nível superior na área em que o docente atua. A partir do indicador de adequação da formação docente criado pelo INEP, observou-se que as redes municipais analisadas não atingiram o padrão mínimo exigido pela legislação. Observou-se também que há aparente desigualdade no âmbito de cada rede, havendo escolas com mais docências com formação adequada em detrimento de outras. Sugere-se ao fim que as redes aparentemente mais desiguais sejam objeto de trabalhos dos tribunais de contas.