Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Relatório de gestão na forma de relato integrado : evolução da prestação de contas

banner_portalTCU_novoModeloPrestacaoDeContas.png

Cartilhas, manuais e tutoriais

Autor:
Tribunal de Contas da União
Data:
01/09/18
Áreas temáticas:
Institucional Finanças Públicas Desenvolvimento Institucional
Palavras-chave:
Planejamento estratégico Prestação de contas Relatório de gestão
Unidades técnicas:
Semec Secom

Esta publicação tem por objetivo divulgar orientações e conceitos básicos que contribuam para a compreensão das diretrizes e dos elementos de conteúdo que devem nortear a elaboração do relatório de gestão das contas do exercício de 2018.

Na sua busca por uma proposta que torne o processo de prestação de contas mais efetivo e mais eficiente, o Tribunal, em suas pesquisas e estudos, encontrou no modelo do relato integrado elementos bastante próximos aos que vinham sendo apontados como indicados para a evolução das contas anuais e para contribuição ao aperfeiçoamento da Administração Pública e de sua accountability.


As orientações que compõem esta publicação procuram contextualizar o leitor no processo de prestação de contas e facilitar a compreensão de conceitos e ideias básicas desse tema. Ao tratar da governança, o documento não somente remete a requisitos de boa administração e a normas legais pertinentes, mas também contribui para a visão de como o realinhamento do relatório de gestão pode ir ao encontro de um modelo mais efetivo de prestação de contas.