Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Presidente Raimundo Carreiro agora é cidadão honorário de Brasília

Na cidade sonhada por Juscelino Kubitschek e feita concreta por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o presidente do TCU conheceu sua esposa, teve filhos e netos, venceu os obstáculos que a vida impõe a quem têm a coragem buscar um futuro melhor
Por Secom TCU
30/05/2018

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro, recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, outorgado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em cerimônia ocorrida na última quarta-feira (30), às 10 horas, no Auditório Ministro Pereira Lima, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília (DF). A entrega da honraria foi sugerida pelo deputado Cristiano Araújo e aprovada por unanimidade pelos parlamentares distritais.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da CLDF, deputado Joe Valle, que afirmou ser uma honra para a Casa legislativa fazer o reconhecimento “de uma pessoa tão importante e agregadora” como o presidente Carreiro. “Brasília foi construída por todos os brasileiros e precisa reconhecer como filhos, com amor de mãe, os que aqui vieram e aqui estão, construindo a democracia com todo o esforço. Essa é a lógica que a Câmara Legislativa tem ao lhe entregar esse título”, explicou Valle.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, lembrou dos tempos em que atuou no Congresso Nacional e conheceu o ministro-presidente, que por quase 40 anos foi servidor do Senado Federal. “Pude acompanhar de perto a sua trajetória brilhante. O senhor é uma pessoa muito capacitada, que ocupou o cargo mais importante do Legislativo, depois dos mandatos dos parlamentares escolhidos pelo povo. Ser secretário-geral da Mesa exige um conhecimento enorme, regimental, da Constituição, exige agilidade e atributos políticos”, ressaltou. “Então, esse é o reconhecimento de todo um trabalho dedicado ao nosso País e à nossa cidade, onde teve a oportunidade de fazer muitos amigos e muitos admiradores”, acrescentou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Romão Cícero de Oliveira, o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bessa, e o ex-presidente do Senado Federal Mauro Benevides compuseram a mesa de honra, além do deputado distrital Cristiano Araújo. Este iniciou a sua fala afirmando que o presidente Carreiro é “muito querido” pelos deputados distritais. “Eu admiro muito a sua história e sei que o senhor é um cidadão que se destaca na nossa cidade”, frisou Araújo.

O líder do Governo na CLDF, deputado Agaciel Maia, ressaltou “o prestígio” do presidente Carreiro, por reunir, na solenidade, representantes dos três Poderes no Distrito Federal. “São muitos os motivos que me fazem sentir imensamente honrado em apoiar, desde o primeiro momento, a iniciativa do meu colega Cristiano Araújo. A história de vida do novo cidadão de Brasília, não apenas de fato, mas agora de direito, é extensa e luminosa. Quero dizer que Raimundo Carreiro é o tipo de pessoa que, quando aparece em nossas vidas, é como se recebêssemos um tipo de afago, porque ele tem um caráter nobre, retilíneo. É correto, leal e amigo. Sempre”, defendeu Maia.

Trajetória e emoção

Em um discurso emocionado, o ministro-presidente fez uma volta ao tempo, lembrando de quando saiu do pequeno município de Benedito Leite, no Maranhão, para aventurar-se na recém-inaugurada capital federal. Era 27 dezembro de 1967 e Carreiro só chegou a Brasília uma semana depois, em 3 de janeiro de 1968. “Aqui ainda era um grande canteiro de obras. São cinco décadas em que pude testemunhar o crescimento e o desenvolvimento de nossa cidade e de nosso povo”, contou. “Também tinha a certeza de que Brasília representava o futuro do País: aqui seria o centro de todos os acontecimentos que, a partir de então, permeariam a história do Brasil e edificariam a nossa Nação. Esse espírito me impulsionava. Essa visão me dava a certeza de que meu destino era Brasília”, afirmou.

Na cidade sonhada por Juscelino Kubitschek e feita concreta por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, o presidente do TCU conheceu sua esposa, Maria José, teve filhos e netos, venceu os obstáculos que a vida impõe aos migrantes que têm a coragem de deixar seu presente no passado em busca de um futuro melhor. “Assim que cheguei aqui, minha prioridade era encontrar formas de terminar minha formação educacional. No Maranhão, havia concluído somente a primeira série do que se chamava “ginásio” naquela época. Então, me matriculei no Ginásio Noturno do Setor Leste, uma das primeiras escolas públicas de Brasília, onde cursei a segunda série do ginasial. A terceira e a quarta séries, concluí no Colégio da Caseb, na 909 Sul, escola pela qual muitos de vocês, aqui presentes, certamente também passaram. Logo em seguida, cursei o chamado “científico” no Colégio Elefante Branco, na 607 Sul, que hoje é um centro de línguas”, disse.

Em dezembro de 1968, conseguiu um emprego na gráfica do Senado Federal, onde permaneceu por mais de quatro anos, até passar a exercer atividades legislativas propriamente ditas. Foi escriturário, auxiliar de pesquisa, assistente e técnico legislativo, além de analista na área do orçamento público, na qual também ocupou diversas funções. “Em 2 de fevereiro de 1995, foi-me confiado, pelo presidente do Senado, o senador e ex-presidente da República José Sarney, a função de secretário-geral da Mesa, atribuição que, com muito orgulho e comprometido espírito público, exerci por 12 anos, até março de 2007. Nesses quase 40 anos de atividade naquela Casa legislativa, pude testemunhar os grandes acontecimentos da vida política de Brasília e do Brasil”, lembrou.

Conciliando o trabalho com os estudos, terminou o ensino médio, já com a certeza do curso superior que gostaria de fazer: Direito. Graduou-se em 1981, pelo Centro Universitário de Brasília, e, no ano seguinte, foi inscrito como advogado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

presidente_agora_cidadao_honorario_brasilia_olhos.jpg

Na cerimônia em que recebeu o título de Cidadão de Brasília, Carreiro traçou um panorama da autonomia político-administrativa do Distrito Federal, decorrida “de uma longa luta da sociedade brasiliense”. Nesse sentido, ele lembrou que foi testemunha da aprovação da Emenda Constitucional nº 25, de 1985, “o primeiro passo nessa empreitada”.

As contribuições do presidente do TCU à preservação dos bens naturais e do patrimônio arquitetônico da cidade também foram rememoradas por ele. Quando da época da Assembleia Nacional Constituinte, Carreiro fez algumas proposições nas disposições gerais e transitórias da futura Constituição, como a preservação da vegetação do Cerrado, a intocabilidade no projeto urbanístico e a proibição de construções residenciais ou comerciais nas grandes áreas.

Por fim, o ministro-presidente falou de seu compromisso frente ao Tribunal de Contas da União: “o empenho por garantir, a cada brasileiro e a cada brasileiro, o reconhecimento de uma vigilância contínua e crescente na aplicação dos recursos federais e a busca permanente pela boa gestão do dinheiro público”.

Ao agradecer a homenagem prestada pela Câmara Legislativa, Carreiro concluiu que o desejo do jovem maranhense “de encontrar seu próprio espaço” e contribuir para o desenvolvimento da capital federal foi concretizado. Brasília sabe, agradece e, agora, reconhece oficialmente que o sonho não foi em vão. 

Participações

Pelo TCU, estiveram presentes os ministros Walton Alencar Rodrigues, Augusto Nardes, Aroldo Cedraz e a ministra Ana Arraes. Os ministros-substitutos Augusto Sherman e Weder de Oliveira, a procuradora-geral do Ministério Público junto ao TCU (MPjTCU), Cristina Machado da Costa e Silva, o subprocurador-geral do TCU, Paulo Soares Bugarin e o procurador do MPjTCU Sérgio Caribé. Os ministros eméritos do Tribunal Valmir Campelo e Ubiratan Aguiar também compareceram à cerimônia. Participaram, ainda, o secretário-geral da Presidência, Rainério Rodrigues Leite, o secretário-geral de Controle Externo, Cláudio Castello Branco, o secretário-geral de Administração, Carlos Roberto Caixeta, e o coordenador-geral de Controle Externo da Eficiência Pública, Luiz Akutsu, além de outros servidores e colaboradores do TCU.

A solenidade também contou com a presença do vice-presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, da deputada distrital Celina Leão, do deputado distrital Chico Vigilante, da senadora Lúcia Vânia e os senadores João Alberto e Pedro Chaves. O presidente da OAB do Distrito Federal, Juliano Costa Couto, a procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Corrêa Lima, o diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Lener Silva Jayme, também participaram, assim como secretários do Governo de Brasília e outras autoridades.

 

Sessão solene de outorga do Titulo de Cidadão Honorário de Brasilia ao Ministro Raimundo Carreiro

 

 

 

 

Serviço:

Secom – IG/ed

Telefone: (61) 3316-5060

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

 

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300