Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Seção das Sessões

TCU considera ilegal exigência de comprovação de qualidade como requisito de habilitação
Por Secom TCU
11/05/2022

Na sessão do Plenário do último dia 4 de maio, o Tribunal de Contas da União apreciou representação formulada por licitante acerca de supostas irregularidades no Pregão Eletrônico Internacional 45/2020, conduzido pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, que tem por objeto o registro de preços para eventual aquisição de equipamentos táticos e respectivos acessórios.

O questionamento central da representação estava relacionado aos itens 30 e 31 do certame, referentes a capacetes não-balísticos e balísticos, respectivamente. Isso porque, embora a representante tenha sido declarada vencedora em relação a esses itens, durante a fase recursal o pregoeiro deu provimento a dois dos recursos interpostos e inabilitou-a da licitação, sob a justificativa de que ela não teria apresentado laudos/testes/certificados comprobatórios da qualidade dos produtos correspondentes até a abertura da sessão pública do pregão.

O relator, ministro Benjamin Zymler, em linha com os pareceres da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas, destacou que o edital estava eivado de vícios em suas exigências de habilitação, lembrando que tais falhas impactaram concretamente o resultado da licitação, em prejuízo ao princípio da maior vantagem.

A respeito, assinalou que o instrumento convocatório previra a exigência de laudo/certificação de qualidade como requisito de habilitação, com ausência de previsão na Lei 8.666/1993 e em contrariedade à jurisprudência do TCU, a exemplo dos Acórdãos 1.677/2014, 538/2015, 1.624/2018 e 2.129/2021, todos do Plenário.

Com efeito, o entendimento do Tribunal é que a exigência de comprovação da qualidade do produto ofertado somente é possível desde que: (i) haja previsão no instrumento convocatório, (ii) ocorra apenas na fase de julgamento das propostas e para o licitante provisoriamente classificado em primeiro lugar, e (iii) seja estabelecido prazo suficiente para a obtenção dos laudos, sendo este requisito fundamental quando se tratar de pregão internacional.

O ministro Benjamin Zymler observou ainda que a exigência de “certificados de qualidade”, na fase de habilitação, poderia até ser relevada, de acordo com o princípio da instrumentalidade das formas, considerando um idêntico efeito caso solicitados na fase de classificação. Segundo o relator, não raras vezes a administração não tem condições de solicitar amostras, porquanto os ensaios técnicos necessários para comprovar a conformação qualitativa do objeto não lhe estão acessíveis, seja por ausência de instrumental ou falta de expertise, seja por inviabilidade financeira.

Sustentou que nesses casos, restando fundamental a aderência qualitativa a algum critério isonômico, se faz autorizativa a solicitação de laudos e certificados, desde que circunscrita às balizas da jurisprudência mencionada, de sorte a não limitar em demasiado a competição.  A propósito, lembrou de precedente do TCU (Acórdão 1.211/2021-Plenário), segundo o qual a admissão da juntada de documentos durante as fases de classificação e habilitação, que venham a atestar condição pré-existente à abertura da sessão pública do certame, é plenamente lícita e não afronta os princípios da isonomia e da igualdade entre as licitantes.

Ao final, o relator propôs e o Plenário acolheu, por unanimidade, considerar a representação parcialmente procedente e determinar ao órgão que, caso entenda pertinente levar adiante a contratação dos itens mencionados, tome as medidas necessárias ao retorno do certame à fase recursal e, com base no entendimento evidenciado no Acórdão 1.211/2021-Plenário, promova a análise dos relatórios dos testes dos capacetes ofertados na proposta da representante, com vistas a verificar a compatibilidade dos equipamentos ofertados com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório.

Para maiores informações, a coluna recomenda a leitura do Voto condutor do Acórdão 966/2022 – Plenário. 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300