Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU e BNDES lançam Rede Blockchain Brasil

A cerimônia de lançamento será realizada nesta segunda-feira (30/5), das 15h às 17h. A Rede Blockchain Brasil pretende conectar instituições para facilitar a adoção da tecnologia em soluções voltadas ao interesse público
Por Secom TCU
25/05/2022

Rede_Blockchain_Brasil_RB_Feed_1080x1080px.pngNos últimos anos, a utilização de tecnologia blockchain passou a ser amplamente discutida no âmbito da transformação digital da administração pública. Com a expectativa da contribuição dessa tecnologia para o aprimoramento da segurança e da transparência nas transações de instituições públicas e de interesse público, o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESassinaram um acordo de cooperação técnica para a criação da Rede Blockchain Brasil (RBB).

A rede, pública e sem fins lucrativos, terá abrangência nacional e conectará as instituições participantes em uma estrutura de governança e infraestrutura tecnológica com o objetivo de facilitar a adoção da tecnologia blockchain em soluções voltadas ao interesse público.

Na próxima segunda-feira (30/5), será realizada a cerimônia de lançamento da Rede. Na ocasião, TCU e BNDES vão selar a parceria promovida por meio da assinatura do compromisso, além de divulgar a criação da rede a futuros participantes interessados em gerar, fortalecer e manter o ecossistema brasileiro de inovação voltado para essa tecnologia.

Durante o lançamento, serão ouvidos potenciais participantes da rede que já atuam em fase experimental e vêm discutindo aspectos técnicos, a partir de de suas experiências de uso. Essas instituições serão formalmente convidadas a ingressar na rede.

 

Cerimônia de lançamento 

Onde: Auditório Ministro Pereira Lira, na sede do TCU, em Brasília 

Quando: segunda-feira (30/5)

Horário: das 15h às 17h

Transmissão: canal do TCU no YouTube

 

Leia também: 

Rede Blockchain Brasil vai garantir mais segurança a atos e contratos públicos

 

 

 

 

Serviço

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300