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Tribunal de Contas da União

Notícias da Voz do Brasil

Secretarias do TCU estão em todos os estados da federação

O Tribunal de Contas da União foi criado há cento e vinte anos. A sua função principal é fiscalizar a aplicação das verbas federais. Por isso, os responsáveis pelo uso desse dinheiro tem suas contas julgadas anualmente pelo TCU. Em caso de irregularidade na aplicação do dinheiro federal, o TCU pode determinar a devolução dos valores. Além disso, o gestor responsável também pode ser multado pelo Tribunal de Contas da União. Por exemplo, se um prefeito recebe cem mil reais da União para comprar merenda escolar, ele deverá comprovar a efetiva aplicação desse dinheiro na compra do lanche. Caso contrário, terá de devolver os cem mil reais e ainda pagar multa. Como as verbas federais são utilizadas em todo o Brasil, o TCU está presente nos vinte e seis estados. Em cada capital, há uma secretaria com equipe própria de auditores federais de controle externo. TCU: fiscalização a serviço da sociedade. ***Créditos: Emerson Douglas (texto e locução), Cíntia Caldas (edição), Marcella Cunha (locução) e Filipe Fernandes (edição de áudio).

Voz do Brasil publicado em 17/01/11 16:54.