Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

31 - Ministro Olavo Drummond

31 - Ministro Olavo Drummond

 

Olavo_Drummond.jpg

Foto: Pedro Drummond

 

Nascimento: 31/8/1925

UF: MG

Ministro do TCU: 1990 a 1995

Relator das contas do governo: 1992

Aposentadoria: 31/8/1995

Antecessor: Alberto Hoffman

Sucessor: Bento José Bugarin

Falecimento: 8/5/2006

Biografia

 

“Faça palavras cruzadas. Só vence em política quem usa os sinônimos.”

   Ministro Olavo Drummond

 

Com uma trajetória multifacetada e de notável contribuição para diversas áreas da sociedade, Olavo Drummond atuou como jornalista, advogado, poeta, escritor, procurador, conselheiro e político ao longo de sua vida. Antes de ingressar na carreira política, destacou-se como repórter e redator, trazendo sua perspicácia para a disseminação da informação e o fomento do debate público. Sua vocação para o serviço público o levou a ser eleito deputado estadual em 1954, onde pôde atuar para o desenvolvimento de políticas em prol da sociedade.

Posteriormente, desempenhou relevante papel como procurador da República e atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde sua expertise e comprometimento com o interesse público se fizeram presentes. Em Brasília, foi o fundador, curador e vice-presidente do Memorial JK, espaço dedicado à preservação da memória e da cultura, que celebra a história e o legado do ex-Presidente Juscelino Kubitschek, um dos mais emblemáticos líderes do Brasil.

Em 1990, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União, assumindo a responsabilidade de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e a transparência das ações governamentais.

Uma curiosidade interessante é que, quando Olavo Drummond foi nomeado ministro do TCU, Adhemar Ghisi, seu colega, ofereceu-lhe sua toga novinha em folha. Ghisi, quando se tornou ministro do TCU, havia recebido a toga do ministro Vidal da Fontoura, que estava se aposentando.

Agora, após vários anos, Drummond, com grande relutância, atingiu a idade de aposentadoria compulsória e não trouxe consigo a toga. Pelo contrário, ele a devolveu a Ghisi, acrescentando uma poesia intitulada "Devolvendo a toga". No último verso, o poeta de Araxá escreveu:

“Usei-a com os cordões da advertência:

Seguir o seu exemplo, Excelência

Mas não sei se consegui milagre tanto...

Devolvo-a com a alma entristecida,

Mas com o encanto de vê-la enriquecida

Com as lágrimas saudosas do meu pranto...”

Em 1995, no Memorial JK, em celebração ao 93º aniversário de Juscelino, a viúva Dona Sarah Kubitscheck conduziu os convidados diante de uma placa e realizou a cerimônia de descerramento. Na placa, estava escrito:

“Ao ilustre e incomparável amigo Olavo Drummond o Memorial JK agradece a sua permanente colaboração ao destino dessa entidade”.

O Ministro, presente à cerimônia, foi enaltecido como um dos maiores amigos de Juscelino. Olavo Drummond, que não sabia da homenagem, surpreendido e emocionado, mal pode agradecer. Esse ato solene, antes da missa, marcou a ocasião e ressaltou a importância da amizade entre eles.

Após a carreira no TCU, optou por retornar à sua cidade natal, Araxá, onde foi eleito prefeito. Nessa função, dedicou-se a trabalhar em prol do desenvolvimento local, visando o progresso e a qualidade de vida dos munícipes. Sua administração foi marcada pela restauração do Balneário e do Grande Hotel, obras realizadas em associação com o governo do estado, e pela láurea "Prefeito Criança" concedida pela Abrinq aos cinco prefeitos brasileiros que mais se destacaram na luta em favor da educação e da saúde da criança brasileira.

Além de suas relevantes atividades políticas, Olavo Drummond expressou seu talento artístico e literário, tornando-se um proeminente poeta e escritor. Dentre suas obras, destacam-se O amor deu uma festa (1987) e O vendedor de estrelas (2003), cujo lançamento foi um dos primeiros eventos do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. Ambos os títulos enriquecem o acervo da Biblioteca Ministro Ruben Rosa.

Na Academia Mineira de Letras, teve a honra de ocupar a prestigiada cadeira de número 12, previamente ocupada por Tancredo Neves.

Em 2014, o Tribunal de Contas da União deu seu nome à Sala de Imprensa.

Sala de Imprensa.jfif

Foto: Samuel Figueira

A vida pública e as diversas atividades lhe renderam constantes homenagens e condecorações, incluindo a Medalha de Ouro por serviços públicos em celebração dos 50 anos de atividades. Em 1999, recebeu a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário de Rui Barbosa e, em 2004, o Grande Colar do Mérito, ambos outorgados pelo Tribunal de Contas da União. Essas homenagens ressaltam a importância de sua trajetória exemplar como figura pública.

 

OD colar.jpg

Foto: O Explorador

 

Fontes:

AMARAL, Gilberto. Jubilado. União, ano 10, n. 167, 18 set. 1995. Brasília, DF, 1995. p. 10.

AMARAL, Gilberto. O outro Drummond. União, ano 18, n. 207, 19 nov. 2003. Brasília, DF, 2003. p. 20.

AMARAL, Gilberto. A toga do Ghisi. União, ano 10, n. 167, 18 set. 1995. Brasília, DF, 1995. p. 10.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL VIRIATO CORREA. Biografia de Olavo Drummond. Araxá, MG. Disponível em: http://www.infoisis.inf.br/bibaraxa/olavinho1.html. Acesso em: 26 jul. 2023.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Ministros do Tribunal de Contas da União: dados biográficos: 1893-2017. 8. ed. Brasília: TCU, Serviço de Gestão Cultural, 2017. p. 274-277.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Museu do Tribunal de Contas da União: Min. Olavo Drummond: 1990-1995. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/centro-cultural-tcu/museu-do-tribunal-de-contas-da-uniao/tcu-a-evolucao-do-controle/min-olavo-drummond-1990-1995.htm. Acesso em: 27 jul. 2023.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. TCU homenageia Ruy Barbosa e ministros eméritos. União, ano 29, n. 159, Brasília, DF, 11 set. 2014.

HUMBERTO, Cláudio. Confira os destaques da política nacional. Gazeta de Alagoas.  Maceió, ano 89, n. 0, 11 fev. 2023. Disponível em: https://d.gazetadealagoas.com.br/claudio-humberto/398059/confira-os-destaques-da-politica-nacional-ch11022023. Acesso em: 26 jul. 2023.

MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. Morre o ex-deputado Olavo Drummond. [Belo Horizonte?], 08 maio 2006. Disponível em: https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2006/05/Not_584189.html. Acesso em: 26 jul. 2023.

MORRE em São Paulo o ex-ministro do TCU Olavo Drummond. Gazeta do Povo. Curitiba, PR, 08 mai. 2006. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/morre-em-sao-paulo-o-ex-ministro-do-tcu-olavo-drummond-a0ix8apq82gbxo4vnaa9qvwb2/. Acesso em: 27 jul. 2023.

PAULO Octávio homenageia Olavo Drummond. Brasília: Agência Senado, 2006. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2006/05/09/paulo-octavio-homenageia-olavo-drummond. Acesso em: 26 jul. 2023.