Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

31 - Ministro Olavo Drummond

31 - Ministro Olavo Drummond

 

Olavo_Drummond.jpg

Foto: Pedro Drummond

 

Nascimento: 31/08/1925

Posse no cargo de ministro do TCU: 13/06/1990

Relator das contas do governo: 1992

Falecimento: 08/05/2006

Antecessor: Alberto Hoffman

Sucessor: Bento José Bugarin

Saiba mais

 

“Faça palavras cruzadas. Só vence em política quem usa os sinônimos.”

   Ministro Olavo Drummond

Com uma trajetória multifacetada e de notável contribuição para diversas áreas da sociedade, Olavo Drummond atuou como jornalista, advogado, poeta, escritor, procurador, conselheiro e político ao longo de sua vida. Antes de ingressar na carreira política, destacou-se como repórter e redator, trazendo sua perspicácia para a disseminação da informação e o fomento do debate público. Sua vocação para o serviço público o levou a ser eleito deputado estadual em 1954, onde pôde atuar para o desenvolvimento de políticas em prol da sociedade.

Posteriormente, desempenhou relevante papel como procurador da República e atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde sua expertise e comprometimento com o interesse público se fizeram presentes. Em Brasília, foi o fundador, curador e vice-presidente do Memorial JK, espaço dedicado à preservação da memória e da cultura, que celebra a história e o legado do ex-Presidente Juscelino Kubitschek, um dos mais emblemáticos líderes do Brasil.

Em 1990, foi nomeado ministro do Tribunal de Contas da União, assumindo a responsabilidade de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos e a transparência das ações governamentais.

Uma curiosidade interessante é que, quando Olavo Drummond foi nomeado ministro do TCU, Adhemar Ghisi, seu colega, ofereceu-lhe sua toga novinha em folha. Ghisi, quando se tornou ministro do TCU, havia recebido a toga do ministro Vidal da Fontoura, que estava se aposentando.

Agora, após vários anos, Drummond, com grande relutância, atingiu a idade de aposentadoria compulsória e não trouxe consigo a toga. Pelo contrário, ele a devolveu a Ghisi, acrescentando uma poesia intitulada "Devolvendo a toga". No último verso, o poeta de Araxá escreveu:

“Usei-a com os cordões da advertência:

Seguir o seu exemplo, Excelência

Mas não sei se consegui milagre tanto...

Devolvo-a com a alma entristecida,

Mas com o encanto de vê-la enriquecida

Com as lágrimas saudosas do meu pranto...”

Em 1995, no Memorial JK, em celebração ao 93º aniversário de Juscelino, a viúva Dona Sarah Kubitscheck conduziu os convidados diante de uma placa e realizou a cerimônia de descerramento. Na placa, estava escrito:

“Ao ilustre e incomparável amigo Olavo Drummond o Memorial JK agradece a sua permanente colaboração ao destino dessa entidade”.

O Ministro, presente à cerimônia, foi enaltecido como um dos maiores amigos de Juscelino. Olavo Drummond, que não sabia da homenagem, surpreendido e emocionado, mal pode agradecer. Esse ato solene, antes da missa, marcou a ocasião e ressaltou a importância da amizade entre eles.

Após a carreira no TCU, optou por retornar à sua cidade natal, Araxá, onde foi eleito prefeito. Nessa função, dedicou-se a trabalhar em prol do desenvolvimento local, visando o progresso e a qualidade de vida dos munícipes. Sua administração foi marcada pela restauração do Balneário e do Grande Hotel, obras realizadas em associação com o governo do estado, e pela láurea "Prefeito Criança" concedida pela Abrinq aos cinco prefeitos brasileiros que mais se destacaram na luta em favor da educação e da saúde da criança brasileira.

Além de suas relevantes atividades políticas, Olavo Drummond expressou seu talento artístico e literário, tornando-se um proeminente poeta e escritor. Dentre suas obras, destacam-se O amor deu uma festa (1987) e O vendedor de estrelas (2003), cujo lançamento foi um dos primeiros eventos do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. Ambos os títulos enriquecem o acervo da Biblioteca Ministro Ruben Rosa.

Na Academia Mineira de Letras, teve a honra de ocupar a prestigiada cadeira de número 12, previamente ocupada por Tancredo Neves.

A vida pública e as diversas atividades lhe renderam constantes homenagens e condecorações, incluindo a Medalha de Ouro por serviços públicos em celebração dos 50 anos de atividades. Em 1999, recebeu a Medalha Comemorativa do Sesquicentenário de Rui Barbosa e, em 2004, o Grande Colar do Mérito, ambos outorgados pelo Tribunal de Contas da União. Essas homenagens ressaltam a importância de sua trajetória exemplar como figura pública.

 

OD colar.jpg

Foto: O Explorador

 

Fontes:

AMARAL, Gilberto. Jubilado. União, ano 10, n. 167, 18 set. 1995. Brasília, DF, 1995. p. 10.

AMARAL, Gilberto. O outro Drummond. União, ano 18, n. 207, 19 nov. 2003. Brasília, DF, 2003. p. 20.

AMARAL, Gilberto. A toga do Ghisi. União, ano 10, n. 167, 18 set. 1995. Brasília, DF, 1995. p. 10.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL VIRIATO CORREA. Biografia de Olavo Drummond. Araxá, MG. Disponível em: http://www.infoisis.inf.br/bibaraxa/olavinho1.html. Acesso em: 26 jul. 2023.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Ministros do Tribunal de Contas da União: dados biográficos: 1893-2017. 8. ed. Brasília: TCU, Serviço de Gestão Cultural, 2017. p. 274-277.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Museu do Tribunal de Contas da União: Min. Olavo Drummond: 1990-1995. Disponível em: https://portal.tcu.gov.br/centro-cultural-tcu/museu-do-tribunal-de-contas-da-uniao/tcu-a-evolucao-do-controle/min-olavo-drummond-1990-1995.htm. Acesso em: 27 jul. 2023.

HUMBERTO, Cláudio. Confira os destaques da política nacional. Gazeta de Alagoas.  Maceió, ano 89, n. 0, 11 fev. 2023. Disponível em: https://d.gazetadealagoas.com.br/claudio-humberto/398059/confira-os-destaques-da-politica-nacional-ch11022023. Acesso em: 26 jul. 2023.

MINAS GERAIS. Assembleia Legislativa. Morre o ex-deputado Olavo Drummond. [Belo Horizonte?], 08 maio 2006. Disponível em: https://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2006/05/Not_584189.html. Acesso em: 26 jul. 2023.

MORRE em São Paulo o ex-ministro do TCU Olavo Drummond. Gazeta do Povo. Curitiba, PR, 08 mai. 2006. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/morre-em-sao-paulo-o-ex-ministro-do-tcu-olavo-drummond-a0ix8apq82gbxo4vnaa9qvwb2/. Acesso em: 27 jul. 2023.

PAULO Octávio homenageia Olavo Drummond. Brasília: Agência Senado, 2006. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2006/05/09/paulo-octavio-homenageia-olavo-drummond. Acesso em: 26 jul. 2023.