Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Congresso Nacional aprova projeto de lei que regula atuação do Tribunal no Conselho de Auditores da ONU

Proposta segue agora para sanção do presidente da República
Por Secom TCU
21/12/2023

Categorias

  • Administração

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (20/12), o Projeto de Lei 5711/23, que dispõe sobre a estrutura do Tribunal de Contas da União (TCU) para atuar no Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em 13 de dezembro, com parecer favorável do relator, deputado Hugo Motta, a proposta havia sido aprovada na Câmara dos Deputados. “Agradeço ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e ao deputado Hugo Motta pela aprovação do PL 5711/2023, que regula a atuação do TCU no Conselho da ONU. Foi fundamental o apoio das lideranças, dos parlamentares e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha”, ressaltou o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, na ocasião.

O PL possibilita alterações internas que irão viabilizar a atuação do Tribunal no Conselho de Auditores da ONU. O Brasil foi eleito, no último dia 3 de novembro, para a vaga hoje ocupada pelo Chile no grupo. Como instituição superior de controle (ISC) brasileira, o TCU é o responsável por representar o país. O Board of Auditors, como é conhecido em inglês, realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz e faz recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

Como parte do Conselho de Auditores, o Brasil passa a ter função relevante na garantia de que os recursos financiados por mais de 190 países-membros sejam usados de forma eficaz e de acordo com normas e regulamentos. Como representante da nação, o TCU trabalhará para assegurar a aplicação adequada de investimentos em iniciativas globais vitais, como o combate à pobreza, à desigualdade, à crise climática, às guerras, à instabilidade política e aos entraves para o desenvolvimento sustentável.

_____________________________________________

SERVIÇO

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300