Imprensa
Inclusão social e diversidade são destaques durante 4ª Conferência de Sustentabilidade no Legislativo
Nesta terça-feira (18/6), a 4ª Conferência Nacional de Sustentabilidade no Poder Legislativo teve como destaque a palestra da diretora e fundadora da consultoria Transcendemos, Gabriela Augusto. Reconhecida pela Bloomberg como uma das 50 mulheres de maior impacto na América Latina, Gabriela abordou a importância da pauta ESG (Ambiental, Social e Governança) nas instituições públicas, com uma ênfase especial em inclusão e diversidade.
Gabriela Augusto iniciou sua apresentação dando ênfase na evolução do conceito ESG e sua relação com o Pacto Global, uma iniciativa da ONU criada no início dos anos 2000 pelo então secretário Kofi Annan. “O Pacto Global não é um código de conduta obrigatório, mas sim um acordo voluntário em que empresas seguem diretrizes para um crescimento sustentável e inclusivo que integre fatores sociais, ambientais e de governança”, explicou.
Durante a palestra, Gabriela destacou a interconexão entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 e o ESG. Isso porque alguns desses objetivos preveem o desenvolvimento sustentável baseado também em saúde, bem-estar, educação de qualidade e trabalho.
Para tanto, a palestrante defende a importância da inclusão e da diversidade em todos os contextos, inclusive no trabalho. "Quando falamos de diversidade e inclusão, estamos falando de responsabilidade social, que está ligada a fatores que afetam as pessoas. Isso inclui superar desigualdades sociais e discriminação, promovendo bem-estar físico e mental, e garantindo que todos tenham igualdade de oportunidades", enfatizou.
Gabriela também abordou os desafios e avanços na implementação do ESG nas instituições públicas, com destaque para a necessidade de se ir além das ações regulatórias. Ela argumentou que o setor público deve assumir um compromisso direto com práticas sustentáveis e inclusivas no desempenho de suas atividades diárias. "Para além de regular, a atuação ESG da gestão pública deve estar relacionada com o compromisso do próprio setor público em executar suas atividades de maneira sustentável e inclusiva", disse.
A especialista apresentou dados sobre os benefícios da diversidade nas organizações, mencionando estudos que demonstram uma correlação positiva entre diversidade e performance financeira, bem como a satisfação e engajamento dos funcionários. "Organizações que são mais diversas são organizações mais felizes. Em empresas comprometidas com a diversidade, 63% dos funcionários indicam que estão felizes no trabalho, em comparação com apenas 31% nas empresas que não são comprometidas com a diversidade", destacou.
Por fim, a palestra mostrou como a integração da pauta ESG, com um foco especial em inclusão e diversidade, é fundamental para o desenvolvimento sustentável das instituições públicas. "Diversidade e inclusão não são apenas conceitos importantes por si sós, mas são elementos essenciais para o sucesso e sustentabilidade das nossas organizações", concluiu.
A 4ª Conferência Nacional de Sustentabilidade no Poder Legislativo segue durante o mês de junho com uma série de palestras e debates voltados para a promoção de práticas sustentáveis e responsáveis no setor público, reforçando o compromisso do legislativo brasileiro com a agenda ESG.
Clique aqui para assistir a palestra.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – MP/pc
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br