Imprensa
Instituições superiores de controle reúnem-se na Cidade do México para treinamento sobre ClimateScanner
Acontece até sexta-feira (26/4), na Cidade do México, o Workshop Técnico Regional (Taller Técnico Regional) para aplicação do ClimateScanner. O encontro tem a participação de 17 instituições superiores de controle (ISC) e faz parte da reunião anual da Comissão Técnica Especial de Meio Ambiente (Comtema) da Organização Latino-Americana e do Caribe das Instituições Superiores de Controle (Olacefs).
O ministro-substituto do TCU Marcos Bemquerer representa a Corte de Contas brasileira. Ele abriu o evento ao lado de representantes das instituições apoiadoras da iniciativa, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Organizado pelo TCU e pela Auditoria Superior da Federação do México (ASF), o workshop é o primeiro de uma série de seis encontros que têm como objetivo capacitar auditores para avaliar ações governamentais relacionadas à crise climática. Por meio de exercícios práticos na ferramenta ClimateScanner, os participantes conhecem a fundo a metodologia e traçam diretrizes para padronizar avaliações em suas próprias instituições de controle.
“Esta ferramenta vai além da tecnologia. Ela representa nossa responsabilidade direta como instituições superiores de controle no combate à crise climática e na promoção de uma gestão ambiental eficaz. Com o ClimateScanner, podemos coletar, analisar e visualizar informações críticas, fundamentais para a tomada de decisões e orientação das nossas auditorias de forma mais estratégica", destacou o ministro-substituto do TCU Marcos Bemquerer.
O treinamento, que se estende até sexta-feira (26/4), tem a presença de representantes de ISC da Argentina, Brasil, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
Sobre o ClimateScanner
O ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), exercida pelo TCU, e que conta com a parceria do Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental da Intosai (WGEA, do inglês "Working Group on Enviromental Auditing").
O principal objetivo é desenvolver a metodologia para permitir às ISC promoverem avaliação rápida das ações dos governos nacionais relacionadas à crise do clima, em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas. A consolidação dos resultados dos diversos países possibilitará a obtenção do panorama das ações de enfrentamento à crise climática em nível global.
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – FJ/pc
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br