Imprensa
Presidente do TCU reúne-se com secretário-geral da OCDE
Na manhã desta segunda-feira (7/10), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), ministro Bruno Dantas, reuniu-se com o secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Mathias Cormann, em Paris.
Durante a audiência, foram abordados três principais pontos: a criação da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle com Funções Jurisdicionais (JURISAI), a implementação da ferramenta ClimateScanner e a promoção da capacidade de previsão estratégica nas ISC.
A JURISAI busca ampliar a cooperação e desenvolver metodologias específicas para as instituições superiores de controle (ISC) com funções jurisdicionais. O grupo atua também para fortalecer a independência dessas ISC, particularmente vulneráveis a ameaças devido à capacidade de auditar, investigar e sancionar irregularidades. A primeira Assembleia Geral da JURISAI ocorre nesta segunda (7/10) e terça-feira (8/10), na capital francesa.
O ministro Bruno Dantas apresentou o projeto ClimateScanner, lançado durante a presidência do TCU na INTOSAI. A plataforma busca padronizar metodologias de auditoria que avaliem os compromissos dos países com o Acordo de Paris e as políticas locais de combate às mudanças climáticas. Com a participação de 141 ISC e a apresentação dos primeiros resultados na COP29, que ocorre em novembro, no Azerbaijão, o projeto é um marco na auditoria ambiental global.
“A INTOSAI tem desempenhado papel crucial na promoção da transparência e da accountability global, ajudando as instituições superiores de controle a monitorarem políticas públicas que impactam diretamente a vida das pessoas. Nossas iniciativas, como o ClimateScanner e o fortalecimento da JURISAI, visam garantir um futuro mais sustentável e responsável. A parceria com a OCDE é fundamental para expandir essas ações e construir um mundo mais justo e igualitário, onde o combate à corrupção e a boa governança sejam prioridades em todos os países”, avalia Dantas.
Por fim, o presidente destacou a criação do Centro de Estudos Avançados da INTOSAI (CASt), espaço acadêmico que realiza pesquisas sobre controle externo, auditoria pública e temas relacionados para apoiar as ISC. Este ano, lançou processo seletivo para pesquisadores e supervisores e selecionou quatro projetos de pesquisas sobre impactos da inteligência artificial para as ISC, auditoria de financiamento climático e combate à fome e à pobreza.
Dantas também falou sobre a iniciativa da INTOSAI sobre previsões futuras, o chamado foresight, que avalia questões emergentes e seus possíveis efeitos no ambiente político, econômico, social e tecnológico. O propósito é mapear tendências e fornecer visão estratégica que permita às instituições de controle se antecipar às mudanças. O presidente lembrou que o Relatório de Tendências Globais da INTOSAI será apresentado em outubro, durante a reunião do Conselho Diretivo da organização, que será realizada no Egito.
___________________________________________
SERVIÇO
Secom – AW/pc
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br