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Imprensa

Tribunais de contas conhecem experiência do TCU com inteligência artificial

Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) elabora projeto para implementação de IA na instituição
Por Secom TCU
03/04/2024

Categorias

  • Ciência e Tecnologia

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O Tribunal de Contas da União (TCU) recebeu, nesta terça-feira (2/4), representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) para reunião técnica sobre uso de inteligência artificial nas organizações. Atualmente, a Atricon está elaborando projeto para implementação de IA na instituição. Representantes do TCU farão parte da comissão criada para elaborar o plano de ação.

O foco do encontro foi a utilização do ChatTCU, ferramenta em funcionamento no Tribunal desde fevereiro de 2023. A ideia é expandir o uso de plataformas de IA aos Tribunais de Contas Estaduais (TCEs). O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência do TCU com o projeto para induzir melhorias nos tribunais de contas de todo o país e no sistema de controle como um todo.

O assistente virtual de uso interno do Tribunal foi desenvolvido com a solução Microsoft Azure OpenAI Service. O chat tem a capacidade de apoiar diversas tarefas, como análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas, por exemplo. Atualmente, 1,4 mil usuários internos do TCU utilizam a plataforma para ajudar em tarefas, como análise de documentos, pesquisa jurídica, tradução e consultas administrativas.

Na abertura do encontro, o secretário-geral da Presidência do TCU, Frederico Carvalho Dias, destacou a importância da articulação entre as instituições para tratar de avanços na área de tecnologia. “A inteligência artificial é um assunto a que temos dado muita importância e estamos muito satisfeitos com o resultado encontrado. Com o uso da tecnologia, de maneira geral, e também com o relacionamento que a gente consegue estabelecer entre a tecnologia e a área de negócios. Estar com a Atricon acaba sendo uma oportunidade muito interessante, diante desse papel que a associação exerce de articular os tribunais de contas”, afirmou.

O conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo Donato Moutinho explicou que a expansão do uso da IA é uma das prioridades apontadas no plano estratégico da Atricon. “Temos o desafio de colocar as informações de maneira fácil para todos os colegas, para que realmente todos possam usar e, com isso, os ganhos possam se multiplicar”, disse.

No último ano, o TCU realizou avanços significativos em iniciativas inovadoras e se tornou um dos primeiros órgãos no Brasil a oferecer tecnologia de IA generativa conectada a vários sistemas internos. O secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital do Tribunal, Rainério Rodrigues, ressaltou a necessidade de colaboração com os tribunais de contas para avançar em todos os tipos de tecnologia. “Quando o TCU se dispõe a colaborar, se dispõe também a adquirir conhecimento, porque nada melhor que as parcerias. Todos os tribunais têm técnicos extremamente competentes, então quanto mais a gente conversa, mais todos saem ganhando”, finalizou.

Além dos debates técnicos, o encontro contou ainda com a palestra do diretor nacional de tecnologia da Microsoft, Ronan Damasco, que apresentou panorama geral sobre o futuro da IA em todo o mundo. Também sobre as tendências para os próximos anos, o professor Hiraclis Nicolaidis trouxe estudo realizado pela Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. A pesquisa estima que até 2030 mais de 80% da população mundial vai interagir com inteligência artificial no seu dia a dia.

ChatTCU é exemplo de avanço em IA para organizações em todo o mundo

O TCU foi apontado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) como instituição de ponta no uso de inteligência artificial. A OCDE entrevistou 59 organizações, de 39 países, e o Tribunal é a única que demonstra estágio avançado de uso de IA generativa, com o desenvolvimento do ChatTCU. O trabalho avaliou as oportunidades e desafios relacionados ao uso da IA por atores governamentais, incluindo agências anticorrupção e Instituições Superiores de Controle (ISC).

De acordo com a OCDE, o desenvolvimento do ChatTCU ilustra como esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para aumentar a eficiência dos auditores na coleta e revisão de documentações. Os LLMs (Large Language Models, ou “Grande Modelo de Linguagem”, na tradução livre) são um modelo de aprendizado de máquina treinado para aprender e gerar informações a partir de grandes bases de dados.

Reunião técnica Atricon 02/04/2024

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