Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

TCU participa da 32ª Assembleia Geral da Olacefs

Os ministros Jorge Oliveira e Augusto Nardes representaram a Corte de Contas brasileira no encontro da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores, realizado em Lima, no Peru
Por Secom TCU
06/12/2023

Categorias

  • Relações Exteriores

53367860242_2e63b846e8_o.jpg

Os ministros Jorge Oliveira e Augusto Nardes representaram o Tribunal de Contas da União (TCU) durante a 32ª Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). O encontro, realizado em Lima, no Peru, teve início no dia 28/11 e foi finalizado na última sexta-feira (1º/12).

As plenárias técnicas abordaram temas relacionados à governança digital, com foco na aplicação de tecnologias e análise de dados para o controle governamental. Os participantes debateram experiências de inovação no controle, especialmente na implementação de inteligência artificial pelas instituições superiores de controle (ISC).

minjorge.pngEm seu discurso, o ministro Jorge Oliveira ressaltou que as discussões moldarão o rumo dos trabalhos realizados nos próximos anos no TCU. “Reconhecemos a necessidade de promover a transformação digital em nossa comunidade, capacitando-nos não apenas para enfrentar desafios complexos, mas também para oferecer serviços com mais qualidade e eficiência”, disse.

Iniciativas voltadas para fortalecimento das ações de resposta à crise climática mundial também foram apresentadas durante o encontro, entre elas o ClimateScanner. À frente da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai) até 2025, a Corte de Contas brasileira coordena o desenvolvimento do projeto. O ministro Jorge Oliveira ressaltou a relevância de ações colaborativas na abordagem dos desafios de sustentabilidade e agradeceu a cooperação dos membros da Olacefs.

“É fundamental destacar a relevância do ClimateScanner como expressão de nosso compromisso com o meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas. Estamos firmemente comprometidos em implementar essa ferramenta em 2024, estabelecendo as diretrizes adequadas para a atuação de nossos governos nesse contexto. Em nome da presidência da Intosai, coordenadora deste projeto, agradecemos o compromisso da Olacefs em aderir totalmente à próxima etapa do ClimateScanner”, pontuou.

Oliveira acredita que o evento é um momento para fortalecimento da governança e na busca de um futuro mais justo e sustentável para a América Latina. “Saímos desta Assembleia Geral, que celebra a riqueza multicultural de nossa região, cheios de inspiração e conhecimento para fortalecer ainda mais o trabalho de nossas instituições superiores de controle. Continuaremos na vanguarda do fortalecimento da governança, buscando construir um futuro mais justo e sustentável para a região”, finalizou.

minnardes.pngO ministro Augusto Nardes destacou a atuação das ISC na promoção da governança. “Nossas instituições desempenham papel fundamental na fiscalização dos recursos públicos, no incentivo da transparência e responsabilidade, fortalecendo a confiança dos cidadãos. Nossa colaboração regional é essencial para enfrentar desafios comuns e promover uma governança sólida, contribuindo para o desenvolvimento sustentável em toda a região”, observou Nardes.

Ao longo da programação da Assembleia Geral da Olacefs, foram promovidos, ainda, debates sobre implementação da política de igualdade de gênero e não discriminação nas instituições de controle, a relação entre as ISC e os meios de comunicação para a prestação de contas, a utilização das redes sociais para disseminar informações de interesse público e a importância da linguagem simples na comunicação.

Na mesma semana em que ocorreu a Assembleia Geral da Olacefs, foram realizadas a Conferência Anual Internacional pela Integridade (CAII) 2023, organizada pela Controladoria-Geral da República, e a reunião do Conselho Diretivo do grupo regional. O presidente do TCU e da Intosai, ministro Bruno Dantas, participou dos encontros.

Leia mais:

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – JB/pc

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300