Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Imprensa

Presidente Bruno Dantas participa de seminário sobre segurança pública, direitos humanos e democracia

O debate, realizado na última quinta-feira (6/6), contou com a presença de acadêmicos e autoridades públicas do Brasil e do exterior
Por Secom TCU
10/06/2024

Categorias

  • Segurança Pública

109-ALJ_7493.JPG


O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, participou, na última quinta-feira (6/6), do Seminário Internacional sobre Segurança Pública, Direitos Humanos e Democracia. O encontro, promovido pelo Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), contou com a participação de acadêmicos e autoridades do Brasil e do exterior.

Estiveram presentes o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o ministro da Controladoria-Geral da Uniao (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, o governador do Acre, Gladson Cameli, e o presidente do IREE, Walfrido Warde.

Em seu discurso, o presidente Bruno Dantas destacou a necessidade do equilíbrio constante entre as responsabilidades da União e dos entes federados na construção de um sistema de segurança pública bem articulado. “A violência é um fenômeno sentido intensamente pelos cidadãos. Gestores próximos aos cidadãos têm melhores condições de perceber os reais problemas e idealizar soluções úteis. Precisamos de um diálogo sincero e estruturado entre a União e os governadores para superar essa situação, que, por vezes, parece um beco sem saída. Não há salvação individual para esse problema. Ou nos salvamos coletivamente, ou fracassaremos juntos”, pontuou.

076-ALJ_7444.JPG

Em relação ao TCU, o ministro destacou que diversas auditorias operacionais já foram realizadas sobre o tema. Dantas explicou que esse tipo de fiscalização, ao contrário das auditorias de conformidade, que buscam erros e responsáveis, observa de maneira orgânica as políticas públicas ou a atuação de um órgão do Estado. “Queremos saber se a implementação da política pública está adequada e quais são as oportunidades de melhoria, para que o órgão trabalhe melhor e a política seja mais eficiente”, disse.

O ministro Gilmar Mendes destacou que a questão da segurança pública é extremamente sensível na realidade brasileira e nem sempre tratada com a profundidade e a responsabilidade necessárias. “É preciso reconhecer que, em matéria de enfretamento ao crime, não existe espaço para soluções mágicas e deliberações apressadas. O real enfretamento da criminalidade somente pode ser feito dentro dos marcos da legalidade”, disse.

018-ALJ_7217.JPG

Por sua vez, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, falou da mudança na natureza da criminalidade, que passa a acontecer também nos meios digitais. "A lavagem de dinheiro, as criptomoedas, o tráfico de drogas e de pessoas, enfim, os grandes crimes envolvendo organizações criminosas transnacionais já ocorrem no ambiente virtual. Claro que existem crimes que estão numa fase de transição entre o analógico e o digital, ou seja, em um ambiente híbrido, é necessário mudar nossa concepção de combate à criminalidade", apontou.

007-ALJ_7204.JPG

_____________________________________________

SERVIÇO

Secom – JB/pc

Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br

Acompanhe o TCU pelo Twitter e pelo Facebook. Para reclamações sobre uso irregular de recursos públicos federais, entre em contato com a Ouvidoria do TCU, clique aqui ou ligue para 0800-6442300