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AVALIAÇÃO ANUAL DO PORTAL E ÍNDICES CORRESPONDENTES 2022

Veja aqui os resultados da Avaliação Anual 2021

O Serviço de Gestão Socioambiental e de Transparência Administrativa (Seamb/DGO/Adgedam) realizou, durante o exercício de 2022, avaliação do Portal de Transparência e Prestação de Contas do TCU direcionada ao público interno do TCU, em atendimento à recomendação do item 1.6.3 do Acórdão TCU 798/2020  e o art. 3º da Lei 12.527/2011. Do mesmo modo, foram realizadas pesquisas de satisfação com o público externo do TCU, por meio do BOTÃO VERDE “Avalie o nosso Portal”, na página inicial de transparência.  

O resultado geral será divulgado anualmente indicando o Nível de Satisfação deste Portal, o Índice de Avaliação Interna e o Índice de Avaliação Externa criados em 2021. 

A partir de julho/2022, o Índice de qualidade da informação foi incluído neste Portal, seguindo o Acórdão TCU 878/2022 e as questões da Auditoria operacional (TC 037.554/2020-4). 

Apuraram-se os seguintes resultados para 2022

- O NÍVEL DE SATISFAÇÃO do público interno do TCU em relação ao Portal de Transparência Prestação de Contas é de 92,31%

- ÍNDICE DE AVALIAÇÃO INTERNA DO PORTAL indicou que o número de usuários do TCU que “conhecem e utilizam” os itens deste portal é 58,52% superior aos demais usuários do TCU. 

- ÍNDICE DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO PORTAL indicou que o nível de insatisfação dos usuários externos deste portal é 20% superior ao nível de satisfação. 

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA (2022) E RESULTADOS: 

METODOLOGIA: 

Segue abaixo a metodologia de cálculo adotada em cada índice, considerando-se o peso de cada questão. O somatório dos resultados leva em consideração a evolução e melhorias deste Portal durante o exercício de 2022. Para isso, o “Plano de Ação de Transparência - 2020 a 2022” (TC 021.012/2020-2), realizado pelas áreas responsáveis deste Tribunal de Contas, foi finalizado. 

a) ÍNDICE DE AVALIAÇÃO INTERNA: 

Questões definidas em Auditoria de conformidade (TC 017.368/2016-2) embasaram a elaboração das perguntas do QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO INTERNA e a criação do Índice de avaliação interna para o Portal de Transparência e Prestação de Contas do TCU. 

CÁLCULO: 

ÍNDICE DE AVALIAÇÃO INTERNA DO PORTAL = Somatório (itens conhecidos e utilizados pelo público x peso de cada item) / Somatório (itens desconhecidos ou não utilizados pelo público x peso de cada item) 

b) NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO TCU: 

CÁLCULO: 

No total de 78 avaliações, 72 avaliaram este Portal entre médio e excelente. 

NÍVEL DE SATISFAÇÃO = (Somatório notas 3, 4 e 5) / (Somatório de todas as notas) * 100 

c) ÍNDICE DE AVALIAÇÃO EXTERNA: 

Respostas do público externo (em estrelas): 

Nota 1 = Muito ruim; Nota 2 = Ruim; Nota 3 = Bom; Nota 4 = Muito bom; Nota 5 = Excelente. 

Este Portal recebeu 14 avaliações durante o exercício de 2022.  

CÁLCULO: 

ÍNDICE DE AVALIAÇÃO EXTERNA DO PORTAL = Nível de satisfação / Nível de insatisfação = Somatório (nº de respostas 5 estrelas x peso 3) + (nº de respostas 4 estrelas x peso 2) + (nº de respostas 3 estrelas x peso 1) / Somatório (nº de respostas 3 estrelas x peso 1) + (nº de respostas 2 estrelas x peso 2) + (nº de respostas 1 estrela x peso 3) 

d) ÍNDICE DE QUALIDADE DA INFORMAÇÃO: 

REQUISITOS:
1 – Facilidade de acesso (fáceis de encontrar e obter)
2 – Relevância (relevantes e atendem suas necessidades)
3 – Clareza (fáceis de entender e interpretar)
4 – Correção (corretos e livres de erros gramaticais e ortográficos; símbolos, valores e unidades incorretos; etc)
5 – Completeza (completos e suficientes para que se tornem úteis)
6 – Confiabilidade (confiáveis para tomar decisões ou realizar alguma tarefa)
7 – Atualização (informações e dados atualizados) 
8 – Concisão (concisos, com nível de detalhamento adequado e sem elementos desnecessários)

Observação: Segundo a metodologia adotada, requisito como “segurança” e “formatos abertos” não são avaliados diretamente pelo usuário, por isso não foram incluídos neste índice. 

- Escala utilizada pelos usuários para avaliar cada um dos requisitos e a respectiva pontuação atribuída de acordo com a opinião manifestada. 

Escala de pesos: 

Discordo totalmente  Discordo  Nem discordo, nem concordo  Concordo  Concordo totalmente 
0 0,25 0,5 0,75 1

Soma dos pesos = 2,5 

- A qualidade da informação percebida pelos usuários externos deste Portal foi classificada, em cada atributo, segundo os índices descritos na tabela abaixo. 

Critério de avaliação da qualidade da informação segundo a percepção dos usuários dos portais: 

Índice calculado  Qualidade da informação 
Até 0,50 Inaceitável
De 0,51 a 0,70 Insatisfatória
De 0,71 a 1,00 Satisfatória

CÁLCULO: (Média ponderada dos percentuais obtidos nas categorias de resposta indicadas conforme escala)