Museu do Tribunal de Contas da União
Min Joaquim Alonso Moreira de Almeida (1897-1901)
O ministro Joaquim Alonso Moreira de Almeida nasceu em 2 de junho de 1841 no Rio Grande do Norte. Realizou carreira no serviço público durante o Império e foi considerado herói militar pelo Imperador por sua participação na Guerra do Paraguai.
Ainda muito moço, participou como voluntário da Guerra do Paraguai quando chegou ao posto de major. Foi ainda literato e colaborador de alguns órgãos de imprensa do seu estado e vereador na cidade de Natal.
Sua carreira no serviço público começou como escriturário na Tesouraria da Fazenda Pública (atual Delegacia Fiscal), do Rio Grande do Norte e na de Pernambuco. Em seguida foi nomeado inspetor da Tesouraria da Paraíba do Norte entre os anos de 1879 a 1880, tendo sido designado para a fiscalização dos fornecimentos destinados e minimizar os impactos da seca histórica pela qual passava o Nordeste nesse período.
Entre os anos de 1880 e 1885 foi inspetor da Tesouraria de Sergipe e em seguida da Tesouraria da Paraíba do Norte até o ano de 1887. No mesmo ano tornou-se membro da Comissão Fiscalizadora da Alfândega de Penedo, em Alagoas.
Em 1888 foi designado inspetor da Alfândega em Alagoas, ficando no cargo até 1891 quando foi nomeado inspetor da Tesouraria da Fazenda de São Paulo, função que exerceu até 1896.
Em seguida, ascendeu no mesmo ano ao posto de subdiretor do Tesouro Nacional e de diretor-geral da Fazenda. Em 1897, chegou ao topo da sua carreira no serviço público, quando foi nomeado ministro do Tribunal de Contas.
O ministro Joaquim Alonso Moreira de Almeida trabalhou nesta Casa até maio de 1901, quando faleceu no dia 22 do citado mês.