Museu do Tribunal de Contas da União
Min. José da Cunha Valle (1893-1896)
O ministro José da Cunha Valle nasceu no Rio de Janeiro em 15 de maio de 1833. São poucas as informações a seu respeito, mas sabe-se que construiu uma carreira com passagem por importantes cargos no Ministério da Fazenda até chegar à condição de ministro do Tribunal de Contas.
Filho de José da Cunha Valle, tornou-se bacharel em Direito e foi político no âmbito municipal. No serviço público, alcançou no ano de 1886 o importante cargo de diretor-geral da Diretoria-Geral de Contabilidade do Tesouro Nacional, exercendo até o ano de 1893.
Essa trajetória profissional o credenciou a ser escolhido dentre os primeiros a fazer parte do plenário do Tribunal no momento de sua instalação, em 16 de janeiro de 1893. À época, o cargo de ministro era então denominado de “diretor”, assim como a alcunha era apenas de “Tribunal de Contas”.
O ministro José da Cunha Valle aposentou-se do cargo de ministro do Tribunal de Contas em 31 de dezembro de 1896. Exerceu ainda, a partir de 1898, o cargo de juiz de paz eleito pelo 1º Distrito de Niterói.
O ministro faleceu no dia 7 de setembro de 1901.