Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Energia elétrica

| | English | Español | | Português
Conteúdo

Energias Renováveis

Desde 2016, o Tribunal de Contas da União (EFS do Brasil) está desenvolvendo o projeto Auditorias Ambientais em cooperação com o Ministério Federal de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), por meio da Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ), para o fortalecimento do controle externo na área ambiental. No âmbito dessa cooperação, inserem-se iniciativas voltadas para a temática Energias Renováveis.

Esse projeto tem dois componentes complementares: uma auditoria operacional piloto, implementada no território nacional pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2018 e, posteriormente, uma auditoria coordenada desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho de Auditoria de Obras Públicas da Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (GTOP/OLACEFS), sob coordenação do TCU, no biênio 2018-2019.

Auditoria Coordenada

ENERGIAS_PORTUGUES_R01.jpg

A auditoria coordenada teve como objetivo realizar um diagnóstico sobre políticas públicas e investimentos relacionados à expansão das energias renováveis no setor elétrico nos países participantes da região da América Latina e Caribe, em especial identificando boas práticas e oportunidades de aprimoramento nessas políticas, de modo a contribuir com o atingimento dos compromissos assumidos por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Acordo de Paris.

Para acesso ao cronograma e às informações complementares sobre as atividades realizadas durante a auditoria coordenada, clique no folder abaixo (disponível apenas no idioma espanhol).

picture_as_pdf Conheça mais sobre o trabalho.

Os resultados da auditoria coordenada foram apresentados e discutidos no Seminário Internacional sobre Energias Renováveis, realizado em 26 de novembro de 2019 na sede do Tribunal de Contas da União (TCU), Brasília (Brasil). Para mais informações sobre o evento, clique no banner ao lado ou acesse diretamente o site https://portal.tcu.gov.br/seminario-energias-renovaveis/

Também foi realizada uma Oficina de Boas Práticas no TCU, em 27 de novembro de 2019. Nessa ocasião, auditores que participaram da auditoria coordenada e outros especialistas e convidados debateram sobre boas práticas metodológicas de auditoria. Ademais, avaliaram os procedimentos adotados na auditoria sobre energias renováveis, com vistas a sugerir disseminação de boas práticas e levantar oportunidades de melhoria para futuras auditorias.

Para acesso às apresentações realizadas nos dois eventos, clique sobre os arquivos listados abaixo:

 

Capacitação

Ao longo do processo de capacitação das equipes de auditoria, foram realizados 3 webnarios (palestras transmitidas pela internet via streaming) sobre energias renováveis no setor elétrico (disponíveis apenas no idioma espanhol). Os webnarios podem ser visualizados por meio dos sites elencados abaixo.

Webinario nº 1 – Os ODS e o Acordo de Paris e suas relações com o setor de energia renovável no setor elétrico (9/8/2018)

http://www.olacefs.com/webinario-1-sobre-energias-renovables-organizado-por-la-cgr-de-chile-y-el-tcu-de-brasil/

Webinario nº 2 – Características das principais fontes renováveis: natureza difusa, intermitência e alta variação na geração de energia elétrica (24/8/2018)

http://www.olacefs.com/webinario-2-sobre-energias-renovables-naturaleza-difusa-intermitencia-y-alta-variacion-en-la-generacion-de-energia-electrica/

Webinario nº 3 – Políticas de incentivo e evolução dos custos de fontes renováveis de energia no setor elétrico (7/9/2018)

http://www.olacefs.com/webinario-3-politicas-de-incentivo-y-evolucion-de-los-costos-de-fuentes-de-energia-renovable-en-el-sector-electrico/

Planejamento
Execução
Relatório