Imprensa
Treinamento da Eurosai sobre ClimateScanner reúne mais de 40 auditores
Terminou na sexta-feira (7/6), em Praga, na República Tcheca, o workshop técnico da Organização Europeia das Instituições Superiores de Controle (Eurosai) para aplicação do ClimateScanner. O encontro capacitou mais de 40 auditores de 25 instituições superiores de controle (ISC) para avaliar ações governamentais relacionadas à crise climática.
O workshop foi desenhado para garantir ampla participação e oportunidade de aplicar o conteúdo e treinar o uso da ferramenta. As sessões de discussão explicaram em detalhes como avaliar cada item e foram pautadas em três eixos de avaliação: financiamento, governança e políticas públicas. Por meio de atividades interativas, cada participante usou o ClimateScanner com dados reais de seu país ou por meio de informações de países fictícios.
"Com essas informações, as ISC terão clareza de suas respectivas prioridades de atuação a partir da visualização de dados críticos, proporcionando uma base sólida para auditorias estratégicas e eficientes. O workshop da Eurosai é um avanço significativo no bom uso da ferramenta como forma de governança e de transparência”, destaca Carlos Lustosa, diretor da Unidade de Auditoria Especializada em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do TCU.
O encontro foi aberto por representantes da ISC da República Tcheca, da Intosai WGEA, do TCU e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Em seguida, o presidente do Conselho Sueco de Política Climática, Ola Altera, em palestra magna, destacou que estimativas apontam que o mundo, provavelmente, já atingiu o pico máximo de emissões de gases de efeito estufa e agora está em uma trajetória de declínio. Segundo o especialista em questões de clima, energia e sustentabilidade na indústria, o próximo passo é intensificar as ações de captura de carbono ou emissões negativas.
O workshop da Eurosai foi organizado pelo TCU, em parceria com o Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental da Intosai (WGEA), a Eurosai e a Instituição Superior de Controle (ISC) da República Tcheca.
Estiveram reunidos na República Tcheca representantes da Alemanha, Andorra, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Macedônia do Norte, Malta, Montenegro, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Sérvia e Ucrânia.
Auditores das ISC de 43 países já foram capacitados para a aplicação do ClimateScanner, sendo 17 da Organização Latino-Americana e do Caribe das Instituições Superiores de Controle (Olacefs). Outros 24 países participarão da próxima reunião técnica da Organização das Instituições Superiores de Controle do Pacífico (Pasai) e do Caribe (Carosai), nos dias 24 a 28 de junho.
Sobre o ClimateScanner
O ClimateScanner é uma iniciativa da presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai), exercida pelo TCU, e que conta com a parceria do Grupo de Trabalho sobre Auditoria Ambiental da Intosai (WGEA, do inglês Working Group on Enviromental Auditing).
O principal objetivo é desenvolver a metodologia para permitir às ISC promoverem avaliação rápida das ações dos governos nacionais relacionadas à crise do clima, em três eixos: governança, financiamento e políticas públicas. A consolidação dos resultados dos diversos países possibilitará a obtenção do panorama das ações de enfrentamento à crise climática em nível global.
Clique e saiba mais: https://sites.tcu.gov.br/climatescanner
Leia sobre a reunião técnica do ClimateScanner na Cidade do México.
_____________________________________________
SERVIÇO
Secom – DG/pc
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br