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No ano de 2020 a Seplan lançou o ProgerTCU - Programa de Gestão de Riscos do TCU. A iniciativa visa fomentar a gestão de riscos no Tribunal e seus principais componentes são apresentados na figura abaixo:ProgerTCU - componentes.png

Conheça algumas das principais ações que estão sendo implementadas:

Gestão de Riscos-Chave

  • Revisão dos riscos-chave do TCU (em andamento)
  • Sistema de Gestão de Riscos (em desenvolvimento)

Gestão de riscos nas unidades básicas do TCU

  • Projeto Integrar (SecexEducação) - apoio na gestão de riscos do projeto (iniciado no ano passado e nova fase em 2020)
  • Consultoria em gestão de riscos na Ouvidoria - abril e maio de 2020
  • Apoio ao projeto de desenvolvimento de modelo de controle externo para o caso de aquisições do tipo Encomenda Tecnológica, liderado pelo CePI e com a participação de outras unidades do TCU, com destaque da Selog - A gestão de riscos é aspecto fundamental nessa modalidade de compra pública, e por isso a Seplan tem oferecido consultoria sobre o tema. Segundo testemunho da equipe do CePI, o Manual de Gestão de Riscos do TCU foi utilizado como material de referência. (abril/2020)
  • A Ouvidoria do TCU iniciou atividades para mapear e mitigar os riscos dos seus processos de trabalho, mediante adesão ao Proger - Foram treinados dois servidores daquela unidade, inclusive a titular, que participaram do primeiro Curso Telepresencial de Gestão de Riscos, ocorrido no final de abril de 2020. No momento, a Ouvidoria está contando com apoio da Seplan para organizar e realizar atividades de identificação, análise e avaliação dos seus riscos, para desenvolver medidas de mitigação voltadas para melhorar seu desempenho. (abril e maio/2020)

Desenvolvimento de cultura e capacitação em gestão de riscos

  • Lançamento do ProgerTCU por meio de cursos para multiplicadores e palestras para os dirigentes do TCU (início em fev/2020)
  • Nova página do ProgerTCU no portal: https://portal.tcu.gov.br/planejamento-governanca-e-gestao/gestao-de-riscos/progertcu/
  • Oferta de curso Telepresencial com uso da ferramenta Teams (1ª turma de 23 a 29 de abril/2020 e 2ª turma prevista para junho/2020)
  • Manual de Gestão de Riscos do TCU - lançada a 2ª edição 
  • Gestão de Riscos Aplicada  - turma especial Segep

Implant do SGR.jpg

A figura acima representa o 1º ciclo de implantação do Sistema de Gestão de Riscos do TCU – SGR-TCU (INTERNO). As principais entregas nessa primeira etapa estão relacionadas à definição de um modelo de gestão de riscos-chave (nível estratégico), de um modelo de gestão de riscos das unidades básicas (tático) e o desenvolvimento de cultura e capacidade em gestão de riscos em todo o TCU.

Conheça algumas das principais ações que já foram implementadas e outas que estão em andamento:

Gestão de Riscos-Chave

  • Oficina para levantamento dos riscos-chave do Tribunal durante o Encontro de Dirigentes 2018 (finalizado em fevereiro/2018)
  • Acompanhamento da implementação das ações mitigadoras referentes ao estudo da Emenda Constitucional/95 (em andamento)
  • Visitas a autoridades do Tribunal e entrevistas junto a atores externos para levantamento dos riscos-chave do TCU (finalizada em agosto/18)
  • Sistemática de Gestão de Riscos-Chave construída (agosto/18)
  • Portaria de gestão de riscos-chave (Portaria-TCU nº 247 de 16 de agosto de 2019)
  • Sistema de Gestão de Riscos (em desenvolvimento)

Gestão de riscos nas unidades básicas do TCU

  • Gestão de riscos do ISC (finalizado em abril/2017)
  • Gestão de riscos do Comitê de Normas Profissionais da Intosai - PSC (finalizado em setembro/2017)
  • Validação de processos internos e macroprocessos para definição de processos críticos do Tribunal (em andamento)
  • Discussão da estratégia de gestão de riscos em cada uma das unidades básicas do Tribunal (em andamento)
  • Gestão de riscos na implantação da Secex-TCE (em andamento)
  • Gestão de Riscos referentes à realização de eventos considerados estratégicos pela Casa (realizados para dois eventos do Tribunal)
  • Avaliação de um possível desenho de sistema que apoie a gestão de riscos no Tribunal (em andamento)
  • Consultoria para identificação e avaliação de riscos nas unidades da Segepres (riscos associados à formalização e divulgação da pauta e formalização de acórdãos) e Segedam (processo de licitação e contratos)
  • Avaliar e monitorar riscos do ISC levantados em 2017 e identifcar novos riscos (maio e junho de 2019)
  • Consultoria interna em gestão de riscos no âmbito do projeto da OCDE (maio e junho de 2019)

 

Desenvolvimento de cultura e capacidade em Gestão de Riscos

  • Manual de Gestão de Riscos - aprovado no dia 11 de julho de 2018 (finalizado)
  • Concepção de comunidade de prática de gestão de riscos (em andamento)
  • Formatação de curso de gestão de riscos (em andamento)
  • Vídeos educativos de gestão de riscos (já lançados 4 vídeos )
  • Plano de Comunicação de gestão de riscos (em andamento em 2019)
  • Gestão de riscos no ISC - revisão dos riscos identificados em 2017 e identificação dos riscos atuais e ações mitigadoras (em andamento junho/2019)
  • Projeto Integrar (SecexEducação) - apoio na gestão de riscos do projeto (em andamento junho/2019)
  • Worshops de Gestão de Riscos em Segurança da Informação (novembro/2019)
  • Worshops de Gestão de Riscos em Teletrabalho (dezembro/2019)

 

Atualizado em JANEIRO/2020