Prezado usuário, este portal não é compatível com o navegador Internet Explorer ou outros navegadores antigos.

Recomenda-se o uso de versões atualizadas dos navegadores Google Chrome, Microsoft Edge ou Mozilla Firefox.

Iniciativas

Igualdade de Gênero

Entre as ações do PLS previstas para o período de 2021 a 2025, a promoção de igualdade de oportunidades para mulheres no ambiente de trabalho do TCU apresentou destaque na gestão atual. Essa ação tem como meta geral propor um planejamento efetivo que garanta a participação das mulheres em todos os níveis dos processos decisórios do TCU, além de criar um canal apropriado para denúncias de assédio.

Notícias

Tribunal promove maior igualdade de gênero em seu quadro de dirigentes

Vídeos

Video - Participação feminina no TCU

tcu_sust_igualdade_1x.png

Rede Legislativo Sustentável

A Rede Legislativo Sustentável foi criada em 2018 mediante acordo firmado entre o TCU, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Em 2019, tornou-se uma rede nacional com a adesão de outros órgãos e entidades do Legislativo. Essas parcerias permitiram uma série de conquistas na área de sustentabilidade. Houve a implementação de ações de boas práticas de sustentabilidade e trocas de experiências que resultaram numa gestão mais sustentável.

Site

Rede Legislativo Sustentável

Logo RLS.png
 

Coleta Seletiva Solidária de Resíduos no TCU

A coleta seletiva solidária incentiva a separação dos resíduos no momento do descarte, contribuindo para a redução do impacto ambiental. Além disso, proporciona atitudes solidárias e de responsabilidade social. No TCU, os materiais recicláveis secos são separados pela equipe de limpeza e destinados às Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, através de empresa contratada.

Para operacionalizar esse processo, foram distribuídas lixeiras com divisões e cores próprias para o descarte de cada tipo de resíduo na Sede do Tribunal, em Brasília.

Em 2021, foi aprovado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do TCU, conforme Portaria-TCU nº 102/21. Tem como objetivo, identificar os tipos de resíduos gerados pelas diferentes atividades do Tribunal, definir os critérios de segregação, coleta, armazenagem e transporte, além da destinação final adequada.

Vídeos

Imagem 5.png

Estação de esgoto à vácuo

A adequação das instalações hidrossanitárias dos prédios do complexo arquitetônico do TCU, em Brasília-DF, com a construção de estações de esgoto à vácuo, envolveu diversas fases, tais como a identificação de áreas, elaboração de anteprojetos e intervenções físicas.

Os resultados indicam uma economia de 36% no consumo de água, isto é, o Tribunal economiza anualmente 560 mil reais com essa ação.

Notícias

Confira as ações do PLS quanto a água e esgoto

Vídeos

esgoto_vacuo.jpg

Usinas fotovoltaicas do TCU

A instalação do conjunto de Usinas Fotovoltaicas nas coberturas das edificações Anexos I, II e III do complexo da Sede e do Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília-DF, foi finalizada em 2020.

Atualmente, essas usinas, com capacidade total instalada de 870 kWp, produzem juntas cerca de 110 MWh/mês e geram um retorno médio mensal ao TCU de 19% do gasto total com energia.

Notícias

Usinas fotovoltaicas da Sede e do ISC

Ações do PLS vão reduzir consumo de energia elétrica

Vídeos

usina_fotovoltaica.jpg

Vagas para carregamento de carros elétricos

O TCU disponibiliza duas vagas de estacionamento destinadas ao carregamento de energia para carros elétricos. Estão localizadas no subsolo 2 da garagem do Anexo III, em Brasília- DF. Como as unidades já existiam, foram apenas adaptadas com a colocação de cabos elétricos adequados, pintura indicativa e iluminação.

O custo de implementação ficou em torno de R$ 1,2 mil. As duas estações de carregamento lento, com capacidade de 3,5 kW por ponto, somam 7 kW.

carregador_carro_eletrico.jpg

Outsourcing de impressão

O TCU implantou em 2016 outsourcing de impressão e digitalização, medida ambientalmente mais sustentável com o uso compartilhado de menos impressoras por mais usuários, reduzindo significativamente o consumo de papéis, de energia elétrica e o volume de descarte de resíduos. Além disso, o modelo de estações de impressão, instaladas nos corredores de circulação de cada andar, tem gerado substancial redução de custos com insumos e manutenção de impressoras.

Imagem_Outsourcing de Impressao _1_.jpg

Mobilidade

O TCU incentiva práticas alternativas de mobilidade e deslocamentos em bicicletas, oferecendo aos servidores e colaboradores bicicletário, bem como vestiários com duchas. O uso de bicicletas como meio de transporte tem se tornado cada vez mais comuns ao redor do mundo, pois trata-se de modal de transporte sustentável com custo acessível.

bicicletario.jpg

TáxiGov

O TCU implantou ferramenta de táxi corporativo (TáxiGov) para as viagens a serviço de seus servidores e colaboradores em substituição a contrato de prestação de serviços continuados de transportes. Essa medida permite a racionalização das despesas com transporte, uma vez que apenas o quilômetro efetivamente percorrido será pago e o controle das viagens em tempo real pelo gestor.

taxigov.jpg

Purificadores de água (filtros)

Alinhado aos padrões de sustentabilidade ambiental, o TCU implantou modelo de distribuição de água potável, substituindo o fornecimento de garrafas plásticas por purificadores de água (filtros), acompanhados de porta-copos, instalados nas copas e corredores de todos os edifícios do TCU em Brasília/DF.

purificadores.jpg

Redução de lixo plástico

O TCU substituiu os copos descartáveis de plástico por copos de papel. Enquanto aqueles são produzidos utilizando recursos naturais não renováveis, como o petróleo, e levam centenas de anos para se decompor na natureza, estes geram menos impacto ambiental, uma vez que são feitos a partir de matérias-primas renováveis, como a celulose proveniente de árvores cultivadas especificamente para esse fim. Portanto, são biodegradáveis e compostáveis, se decompondo naturalmente no ambiente.

Outro benefício dessa iniciativa é promover mais saúde e bem-estar, pois substâncias potencialmente nocivas ao organismo humano são liberadas dos copos plásticos quando se adiciona líquidos quentes nesses recipientes.

Merece destaque também a substituição de mexedores/palhetas de plástico por produtos de madeira.

copos e mexedores.jpg

Campanhas de conscientização

Periodicamente, campanhas de conscientização são realizadas no TCU para incentivar os servidores e colaboradores a separar adequadamente os resíduos no momento do descarte, considerando as lixeiras com divisões e cores próprias para o descarte de cada tipo de resíduo.

Os materiais recicláveis secos são destinados às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, promovendo inclusão e responsabilidade social.

Realizam-se também campanhas que encorajam o uso racional dos copos descartáveis, bem como a substituição deles por garrafas squeeze ou canecas de cerâmica ou vidro.

campanhas de conscientizacao.jpg